domingo, 13 de setembro de 2009

Niterói – RJ: 7ª Formação do MJCB - Tema: O Evolucionismo

MJCB_small_sfundo Dos dias 5 a 7 de setembro de 2009 foi realizada a 7ª Formação MJCB com o tema: O Evolucionismo. O evento aconteceu na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, nas instalações da Associação Capela. Foi um verdadeiro encontro Nacional do Movimento, com mais de 70 participantes que, durante os três dias, puderam ouvir palestras, receber os Santos Sacramentos Católicos, rever amigos, fazer novas amizades... tudo em um ambiente cristão.

Dessa vez tivemos inscritos de várias partes do país: de Porto Alegre (RS) a Fortaleza (CE), passando por Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, todos nos reunimos para juntos aprender um pouco mais sobre esse tema; outros aproveitaram para conhecer um pouco mais do apostolado da Fraternidade São Pio X, já que moram em regiões distantes de nossos Priorados e capelas.

Do Priorado Padre Anchieta, na capital paulista, partiu um ônibus com mais de 40 pessoas no dia 4, sexta-feira, às 23:30 horas. No despertar do dia posterior, às 6:30 da manhã do sábado dia 5, já pudemos avistar a maravilhosa paisagem da ponte Rio - Niterói: um pequeno presente de Deus que antecederia o fim de semana por vir.

A recepção não poderia ter sido melhor. Dom Lourenço e a equipe de Niterói já estava a postos com um delicioso café da manhã.

Uma vez bem alimentados e todos dispostos, após os encontros e cumprimentos, teve início a formação. Dom Lourenço começou apresentando-nos o livro "As Descontinuidades da Criação" (Ed. Permanência, 1992), uma coletânea de conferências do grande pensador católico brasileiro Gustavo Corção (fundador do Grupo Permanência), sobre Filosofia da Natureza e Evolucionismo. Refuta o erro do evolucionismo na visão do físico-matemático, na visão do filósofo e na visão do teólogo. (Baixe esta palestra clicando aqui)

Na continuação o Rev. Pe. Alejandro Rivero, com a palestra "Do Senso Comum ao Evolucionismo" desmontou, usando também dos argumentos da obra do renomado Dr. Leguizamón, a ideia evolucionista impregnada na mídia como um grande projeto arquitetado para destruir, inclusive, o senso comum das pessoas que passam a acreditar em qualquer coisa que escutam sem nenhum tipo de senso crítico. (Baixe esta palestra clicando aqui) Após o almoço, o Rev. Pe. Rodolfo Eccard Vieira nos falou sobre a vida de Santo Agostinho, apresentando-nos sua obra "De Civitade Dei" (A cidade de Deus). Mostrou-nos que o evolucionismo não se refere somente às ciências biológicas, mas a toda uma concepção de vida; por isso, fez-nos um breve histórico da filosofia e da busca pelo essencial, ilustrada pela grande conversão de um dos maiores santos e doutores da Igreja. (Baixe esta palestra clicando aqui)

A tradicional sessão de Perguntas e Respostas veio logo após. Foram respondidas questões tanto sobre o tema do evento quanto sobre moral e juventude. Tem vergonha de perguntar? Não tem importância... é só escrever num papelzinho e tudo certo! E, para dormir, as mulheres ficaram na casa e os homens acamparam em barracas militares estrategicamente montadas, dignas de verdadeiros Soldados de Cristo! Faça chuva ou faça sol, molhou ou "desmolhou", não importa, estávamos lá pra algo muito maior.

E falando em Soldados de Cristo, a 7ª Formação coincidiu com a vinda de S.E.R. Dom Alfonso de Galarreta a Niterói, onde este ministrou o Sacramento do Crisma aos fiéis da Capela, seguida de uma Santa Missa Solene cantada pelo coral do Priorado Padre Anchieta; e não poderia ser senão a formosíssima Missa de São Pio X.

Após a Santa Missa, tivemos uma conferência com Sua Excelência sobre a situação atual da Fraternidade São Pio X na Igreja; notícias de Roma, do Papa e as reações da Cúria sobre o Motu Proprio e o levantamento do decreto de 1988. Algumas novidades, mas por fim a luta continua. (Baixe esta palestra clicando aqui) Já a conferência do Rev. Pe. Bouchacourt, superior do Distrito da América do Sul, trouxe ao MJCB uma nova força: o padre frisou três missões necessárias aos jovens da Tradição Católica do Brasil: 1) Cuidar de sua alma; 2) Ajudar uns aos outros, considerando a divisão como grande inimigo; 3) Lançar as redes para pescar, ou seja, fazer nosso apostolado, seja na escola, na universidade, no trabalho... rezar o terço, indicar um Site, emprestar um livro para ler, enfim, sermos verdadeiros cristãos. (Baixe esta palestra clicando aqui)

E no domingo à noite, nossa tradicional festa! Comemoramos a ida de nossa paroquiana, a Marcela, ao convento de Pilar na Argentina para iniciar-se na vida religiosa como irmã da Fraternidade. Uma grande graça! Rezemos por sua vocação! Igualmente, outros momentos de descontração não faltaram, como o do futebol, por exemplo. É muito bom conhecer outras pessoas, de outros lugares, de outras culturas, e ver que não estamos tão sozinhos quanto dizem os donos da grande mídia...

Dinossauros? Velhinhos em via de extinção? Parece mais uma restauração profunda que Nosso Senhor Jesus Cristo inicia no cerne de sua Igreja tão sofrida pelos maus ensinamentos do clero moderno. O que poderíamos fazer senão resistir à onda de progressismo que avassala a Igreja, mesmo que isso possa parecer desobediência às autoridades que abusando de seu poder ensinam um novo evangelho, diferente daquele que Deus encarnado ensinou? O que poderíamos fazer senão rezar, reparar e por que não, se necessário, ir a Roma dizer ao Papa que está equivocado, mau assessorado e que precisa voltar à Tradição da Igreja Católica Apostólica Romana?

Na segunda-feira, último dia de Formação, o Rev. Pe. Anibal Götte conferiu a palestra "O Evolucionismo perante as Sagradas Escrituras e o Magistério da Igreja", quando nos disse o que é e o que não é de fé (Revelado por Deus), e ainda os posicionamentos da Igreja sobre o assunto. Muitas perguntas... muitas dúvidas... muitas respostas... Sua Santidade Pio XII, por exemplo, não proibiu que se investigasse as origens do corpo humano (com provas científicas sérias), mas sim que se negasse que o homem vem da criação direta de Deus, ou seja, ordenou que se guardasse a Revelação. (Baixe esta palestra clicando aqui) Logo após, o Rev. Pe. Alejandro Rivero nos falou sobre "As 5 vias de Santo Tomás contra o Evolucionismo": nada como beber um pouco da filosofia tomista para encerrar a série de palestras: "o mais não pode vir do menos". (Baixe esta palestra clicando aqui)

O evolucionismo é uma crença ridícula, tanto do ponto de vista científico quanto do teológico, inventada com o objetivo de: tranqüilizar as consciências atéias e semear a dúvida na Verdade da Revelação Divina.

Após a entrega de nosso Tradicional Amigo-Anjo (amigo-secreto ou amigo-oculto, como quiserem), encerramos a 7ª Formação MJCB. Novos contatos, novas amizades, novas ideias. Sabemos que o apostolado por Internet é importante, porém secundário: os encontros presenciais, a assistência à Santa Missa e aos Sacramentos são essenciais para a sobrevivência do católico; entretanto, tudo o que nos for possível fazer via on-line, procuraremos fazer. Fiquem atentos para mais novidades!

Agradecemos muito a Dom Lourenço e a sua equipe pelo fantástico trabalho em conjunto e esperamos poder repetir grandes encontros como esses: fortalecer o vínculo Rio - São Paulo, unir as duas capelas e, porque não, avançar Brasil adentro como aqueles padres jesuítas que, ávidos pela conquista de novas almas a Deus, catequizaram os primeiros habitantes desta Terra da Santa Cruz. Agora temos um novo apostolado: a obra da Reconquista Católica do Brasil.

LEVANTAI-VOS, SOLDADOS DE CRISTO!

De fato, não é a primeira vez que isso ocorre na Igreja. Santo Atanásio foi supostamente excomungado mais de uma vez por defender a ortodoxia da Fé, e mesmo assim continuou exercendo seu ministério, assim como ordenando sacerdotes e sagrando bispos. Mas, ao invés de olhar para a riquíssima história da Igreja assim como para a forma com que Deus a restaurou tantas vezes, algumas pessoas preferem uma situação legalmente confortável enquanto tantas almas se perdem por não terem a pregação da verdadeira Doutrina Católica e os Santos Sacramentos. Heróis da Fé como Dom Marcel Lefebvre e Dom Antônio de Castro Mayer ainda serão, pela graça de Deus, publicamente reconhecidos. Oferecemos à sua memória este artigo, assim como pedimos seu auxílio espiritual nessa obra de restauração que cresce pelo Brasil e pelo mundo.

Merci, Monseigneur Lefebvre

Para saber qual capela da Tradição Católica se encontra mais perto de você, acesse nosso
Mapa da Tradição Católica.

Nenhum comentário:

Postagens populares