segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Missa tradicional este sábado!

S5300013

Prezados, Salve Maria!

No 2º final de semana do mês de dezembro, mais especificamente no dia 13/12/08 – sábado - , teremos a nossa Missa na Capela do Colégio Arnaldo. A Capela é muito grande e bonita, com altar de Missa tradicional (também chamada de Missa Gregoriana, Missa Tridentina, Missa de Sempre, Missa no rito romano extraordinário, etc):

SÁBADO:

Local: Capela do Colégio Arnaldo

Endereço: Praça João Pessoa, 200 (o colégio fica em frente a Av. Brasil) - Funcionários

Dia: 13/12/08 – Sábado

Horário: 16 horas

Um abraço!

Renato Salles

 

 S5300017 S5300008

O santo Padre, o Papa Bento XVI, disse a algum tempo atrás:

Tornou-se mais facilmente possível [considerar fazê-lo] pelo fato de que neste meio tempo apareceram dois trabalhos excelentes nos quais o assunto da orientação da oração na Igreja do primeiro milênio foi esclarecido muito persuasivamente. Penso primeiramente no importante livrinho de Uwe Michael Lang, Voltados ao Senhor, de importância particular, e a importante contribuição de Stefan Heid, atitute e orientação da primeira oração na era Cristã (no Jornal de Arqueologia Cristã, 72-2006), onde fontes e uma bibliografia sobre o tema são amplamente ilustradas e atualizadas.

A conclusão é absolutamente clara: a idéia de que um padre e o povo devem se olhar nos olhos um ao outro era somente [uma idéia] na Cristandade moderna e é completamente alheia na antiga [Igreja]. O padre e o povo certamente não rezam um ao outro, mas ao único Senhor. Eles olham em oração para a mesma direção: em direção ao Leste, como símbolo cósmico para o Senhor que vem, ou onde isso não é possível, a uma imagem de Cristo, a uma cruz, ou simplesmente para o céu, como o Senhor fez na oração sacerdotal da véspera de sua Paixão (Jn 17:1).

Fonte: http://fratresinunum.wordpress.com/

Em recente entrevista disse Mons. Ranjith, secretário para a congregação do Culto Divino:

Excelência, sua primeira aparição pública como secretário da Congregação para o Culto Divino foi uma conferência proferida por ocasião da apresentação do livro de Uwe Michael Lang, oratoriano de origem alemã residente em Londres, Rivolti al Signore. L’orientamento della preghiera liturgica (Sena, Cantagalli, 2006, 150 pp.), realizada em 27 de abril no Instituto Patrístico Augustinianum de Roma. O livro, publicado em alemão em 2003, contém um prefácio do então cardeal Joseph Ratzinger, publicado pela primeira vez em italiano na edição de março de 2004 de 30Dias. O que mais o impressionou nesse livro?
RANJITH:
[...]De fato, não se pode dizer que essa participação é mais ativa quando o padre celebra voltado para o povo; pode acontecer que nesse caso o povo se distraia. Da mesma forma, a participação é verdadeira quando o abraço da paz cria uma grande confusão na igreja, com os sacerdotes indo às vezes cumprimentar até as últimas fileiras? Essa é a actuosa participatio, desejada pelo Concílio Vaticano II, ou simplesmente uma grande distração que não ajuda em nada a acompanhar com devoção o momento seguinte da missa (para não falar que às vezes se esquece até de dizer o Agnus Dei...)? Repito, o livro de padre Lang foi e é uma provocação extremamente útil, a começar pela introdução, na qual o cardeal Ratzinger lembra que o Concílio nunca pediu que se abolisse o latim, nem que se revolucionasse a direção da oração litúrgica...

Culpa da secularização...
RANJITH:
Certamente, mas essa situação é também fruto da maneira como foi tratada, ou melhor, maltratada a liturgia... Na prática, a meu ver, as sacrossantas expectativas do Concílio de uma liturgia mais bem compreendida e portanto espiritualmente mais fecunda receberam uma resposta ainda mais decepcionante. Portanto, há ainda muito o que fazer, a fim de que as igrejas se encham de novos de fiéis que se sintam realmente tocados pela graça do Senhor durante as sagradas liturgias. Num mundo secularizado, em vez de procurar elevar os corações para a grandeza do Senhor, procurou-se muito mais, eu acredito, rebaixar os mistérios divinos a um nível banal.

Quando o senhor foi nomeado secretário para o Culto Divino, escreveram que tinha ótimas relações com o mundo lefebvriano. Isso corresponde à verdade?
RANJITH:
Não conheci dom Marcel Lefebvre em razão da nossa diferença de idade, pois ele é de uma outra geração. Mas certamente tive algum contato com alguns de seus seguidores. Mas não sou um apaixonado pelos lefebvrianos. Infelizmente, ainda não voltaram à plena comunhão com a Santa Sé, mas às vezes quando falam sobre a liturgia é evidente que estão cobertos de razão. [...]

Fonte: http://www.30giorni.it/br/articolo.asp?id=11298

5 comentários:

Fratres in Unum disse...

Que a Santíssima Virgem abençoe o apostolado através da Missa de Sempre em Belo Horizonte.

Anônimo disse...

lacingshSalve Maria!
OLá, gostei do seu blog, vou add ao meu. Se vc n quiser é só falar, que retiro.

Pax Domini

Anônimo disse...

Fratres In Unum, obrigado a petição a Santíssima Virgem para que abençoe o nosso apostolado. Agradecemos também a publicação das fotos de nossa primeira Missa no blog.

Pedimos também a Nossa Senhora que os abençoe. O Fratres In Unum, esta de parabéns.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Anônimo disse...

Ana Maria,
Salve Maria!

Agradecemos por ter linkado nosso blog junto ao seu, obrigado. Parabéns pelo seu blog, é muito bom.

Sobre as encíclicas de Leão XIII, todas são dele. No endereço http://www.microbookstudio.com/leaoxiiienciclicasrosario.htm você pode encontrar dez Encíclicas sobre o Rosário. Se preferir não imprimir, pode adquirir o livro da coleção documentos (Paulus) de Leão XIII, veja:

http://www.paulus.com.br/lojavirtual/secoes/detalhamento.php?id=1883&produto=Livros&cat_produto=produtos_livros&produto_dir=livros&categoria=Pastoral,%20Catequese%20e%20Liturgia&id_cat=0

Fique com DEUS e que Nossa Senhora lhe abençoe.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Anônimo disse...

Salve Maria!

Interessante o livro quando der compro.

Talvez imprimir para mim seja melhor, pq minha impressora tem um processo diferente, que n sei o nome srsrsr, n uso cartucho comum.

Postagens populares