terça-feira, 23 de junho de 2009

Doutrina para crianças (1274-1276) – Ramon Llull

Ramon Llull (1232-1316)
Tradução: Prof. Dr. Ricardo da Costa (Ufes) e
Grupo de Pesquisas Medievais da UFES III
(Felipe Dias de Souza, Revson Ost e Tatyana Nunes Lemos)
Revisão: Tatyana Nunes Lemos

A Doutrina para crianças (Doctrina pueril), obra escrita por volta de 1274 pelo filósofo Ramon Llull e dedicada a seu filho, é um documento histórico de inestimável valor, do âmbito da História da Pedagogia. Através dele, temos uma noção de como as crianças eram educadas antes de serem encaminhadas na vida, no caso, para a cavalaria ou para o monacato.

De acordo com Isidoro de Sevilha (c. 560-636) as idades do homem eram seis: 1) Infância (infantia, até os 7 anos), 2) Meninice (pueritia, até os 14 anos), 3) Adolescência (adolescens, até os 28 anos), 4) Juventude (juvenes, até os 50 anos), 5) Maturidade (senioris, até os 70 anos) e 6) Velhice (Etimologias, XI, 2). A idade do filho de Ramon Llull quando do início da redação da Doutrina Pueril era de cerca de 12 anos. Portanto, a obra encaixa-se perfeitamente nesta faixa etária já definida no século VII por Isidoro de Sevilha.

A Doutrina para crianças foi traduzida diretamente do catalão medieval para o português em parceria com o Grupo de Pesquisas Medievais da UFES III. Tomamos como base a edição RAMON LLULL (a cura de Gret Schib). Doctrina pueril. Barcelona: Editorial Barcino, 1972. Esta pesquisa fez parte do projeto de pesquisa registrado no CNPq e intitulado "A Educação na Idade Média: a Doutrina para Crianças e o Livro da Intenção de Ramon Llull". Para ter acesso ao texto, basta clicar nos títulos dos capítulos abaixo.

Ricardo da Costa (Ufes - Brasil)

***

Sumário

Do Prólogo - Dos 13 Artigos

Dos 10 Mandamentos

Dos 7 Sacramentos da Santa Igreja - Dos 7 Dons que o Espírito Santo dá

Das 8 Bem-aventuranças - Dos 7 Gozos de Nossa Senhora

Das 7 Virtudes que são os caminhos da salvação e Dos 7 Pecados Mortais pelos quais o homem vai à danação perdurável

Das 3 Leis - Das 7 Artes

De matérias diversas

Fonte: http://www.ricardocosta.com/univ/puerilsum.htm

Nenhum comentário:

Postagens populares